Bolo ‘diferente’ de banana

Final de semana foi quente, mas de tempo (basicamente) instável na Ilha da Magia, conhecida como Florianópolis ou Floripa. Além de hibernar, também fui para cozinha. Duas coisas que quase não gosto…. rsrsrsrs. Sábado, fizemos ostras gratinadas em casa; domingo, maridão fez uma massa com mariscos ou mexilhões, como preferir. Estava tudo ótimo! Faltava apenas um bolinho. Por dois motivos, decidi fazê-lo: primeiro, porque comprei banana durante a semana e, se não a comesse logo, estragaria; segundo, porque eu estava a fim de fazer um bolo. Uni as bananas à minha vontade de cozinhar e mais uma vez me surpreendi com o resultado. Não queria fazer um pão de ló ou bolinho de banana simples. Buscava algo diferente, um experimento. Fui para a nossa bíblia virtual e achei tal o que desejava: aqui está o meu BOLO DIFERENTE DE BANANA. Receita que encontrei no site do programa Mais Você.

Quando vi a receita, pensei, não vai dar certo. Meus amigos, estimados leitores, não só deu certo, como ficou maravilhoso. Desculpem-me a modéstia, mas fui obrigada a convidar duas amigas a provarem tal quitute. Café passado na hora e bolinho (feito por mim) com sorvete de creme…. hummmmmm… chamamos os cachorros, mas só tinha a Naza, que ficou com o melhor, limpar os pratos. rsrsrsrsrs. Querem a receita?

 

para quem interessar possa, aí vai a receita:

A – 14 colheres de açúcar + 16 colheres de farinha de trigo;

B – 4 colheres de canela em pó + 12 colheres de açúcar;

C – 4 ovos; margarina e bananas (1,5 quilo) são suficientes.

preparo: unte com margarina um pirex / misture os ingredientes da letra A e a metade deste coloque no pirex já untado / descasque as bananas, corte-as ao comprido e coloque sobre esta camada de trigo com açúcar / entre as bananas espalhe um pouco de margarina (pouco) / LIGUE O FORNO PARA JÁ IR AQUECENDO / coloque a outra metade de trigo e açúcar sobre a primeira camada de bananas / após, faça a segunda camada de bananas e espalhe entre elas um pouco de margarina (vai dar a liga) / misture os ingredientes da letra B e despeje sobre a segunda camada de bananas / bata os ovos com a mão mesmo (gemas e claras) e coloque sobre a camada de açúcar e canela / você vai perceber que o ovo não vai ser muito absorvido (no meu caso foi assim)… então, pegue uma faquinha, faça uns furinhos para o líquido molhar as partes internas das camadas e passe ao redor do pirex para que ele caia nas bordas / acredite, vai dar certo! / COLOQUE O PIREX NO FORNO JÁ AQUECIDO E ESQUEÇA DURANTE 40 A 50 MINUTOS EM FOGO MÉDIO (para não queimar – mas veja a potência do seu forno e regule conforme as características do seu fogão) / quando você menos esperar, vai sentir aquele aroma de canela delicioso, aí começa a acreditar que o bolo vai ficar bom. A parte do ovo vai ficar escurinha, como na foto que fiz. O bolo tem que estar sequinho após os 40 minutos. / Espere esfriar para não queimar a boca e dar dor de barriga (de comer bolo quente) e delicie-se! Se quiser, pode comer morinho com sorvete de creme ou de canela. Ou então, no dia seguinte, como ele geladinho. Hummmmm… já deu vontade de fazer outro, porque o que eu fiz acabou. Mas, agora não dá! Vou ter que inventar uma salada para compensar tantas guloseimas.

Beijos

jana hoffmann

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

